Aguardamos você em 2014




Convite:
Convidamos a participar da segunda edição de evento internacional de caráter acadêmico e artístico cultural, que pretende fomentar o intercambio e o conhecimento de aspectos culturais e comunicacionais entre Brasil e Cuba, assim como outros países participantes como Estados Unidos, Itália, Espanha, priorizando a responsabilidade social e marketing responsável como temáticas de interesse para ambos países.
A primeira edição deste evento foi realizada no hotel Miramar Havana, em Havana, Cuba em janeiro de 2013, organizado pela UNEAC(União de Escritores e Artistas de Cuba), Universidade de Havana e a ECA-USP, contando com a participação de renomados professores, escritores, artistas e intelectuais de vários países

Data: A segunda edição deste evento se realizará de 26 ao 28/11/2014 na ECA - USP e Faculdades Drummond, em São Paulo.

Tema Central:  Gestão da Comunicação, Marketing e Publicidade nos projetos comunitários responsáveis: olhares diversos

Subtemas:
1.      Barreiras culturais à comunicação em projetos responsáveis (na publicidade, marketing, relações públicas, assessoria de imprensa, universo digital, turismo e hotelaria, moda, etc.).
2.      Marketing da diversidade, inclusão social e ambiental: parcerias responsáveis entre governo-empresas-ONGs-projetos-universidades.
3.      Criatividade na gestão da comunicação cultural (no marketing, publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, universo digital, etc.).
4.      Gestão de projetos culturais utilizando recursos digitais e EAD: Marketing e sensibilidade digital nos projetos culturais, novas linguagens.
5.      Marketing Pessoal e Publicidade de novo formato na web para gestores de projetos comunitários.

Objetivo Geral:
Promover um espaço para a articulação e troca de experiências sobre as boas práticas de gestão da comunicação, marketing e publicidade de projetos culturais comunitários em diferentes contextos sociais de ambos países, com ênfases na responsabilidade social e o marketing socio-cultural.

Objetivos:
1- Favorecer a complementaridade entre as pessoas envolvidas nessas áreas e projetos; assim como a reflexão, discussão e análise sobre o aporte desses temas ao desenvolvimento humano em nível individual e de organizações.
2-Promover a reflexão sobre a contribuição dessas variáveis (cultura, comunicação, marketing e comunidade) ​​para o desenvolvimento das comunidades e seus projetos culturais responsáveis, através da produção e socialização de ações teóricas e práticas a esse respeito.
3-Analisar o papel e contribuição das instituições governamentais, empresas privadas, ONGs e entidades internacionais neste processo.
4- Discutir experiências inovadoras sobre gestão da comunicação dos projetos comunitários, assim como analisar a possível contribuição para as mesmas das novas tecnologias.

Justificativa:

Temos os países participantes muitos aspetos em comum e outros em que somos diferentes. Podemos aprender uns com os outros, intercambiando experiências e cases de sucesso sobre como implementar projetos culturais que priorizem a responsabilidade social, a integração e o marketing socio-cultural nas suas propostas.
Entendemos por Barreiras Culturais à Comunicação o conjunto de fatores, de ordem simbólica ou concreta de origem cultural (compreendendo a cultura como uma rede de significados que contribui a construir um estilo de vida), que vão além das diferenças idiomáticas e que podem dificultar a comunicação e as relações entre pessoas, grupos, redes ou organizações de diferentes valores, costumes, etnias, idade, gênero, países, regiões, religiões, nível educacional, informação, acesso às tecnologias, entre outras  
Este intercâmbio está direcionado para trocar experiências sobre boas práticas de gestão da comunicação em projetos culturais comunitários em nossos países. Neste encontro acontecerá a aplicação de enfoques e abordagens que colocam a cultura como centro de diferentes estratégias de desenvolvimento e transformação. A cultura, entendida como estilo de vida, é vista como um processo que alimenta as mudanças necessárias para fomentar cidadãos e grupos sociais que valorizem a justiça, a igualdade, a responsabilidade social e outros valores humanistas. Procurar reflexões, mecanismos, ferramentas e práticas que permitam desenvolver estes valores focando a cultura e a arte como centro é o objetivo principal deste intercâmbio.
O II Intercâmbio Internacional de experiências: CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE será um espaço privilegiado para promover a reflexão coletiva e discussão entre professores, intelectuais, artistas, alunos de pós-graduação da ECA-USP e de outras entidades públicas e privadas; assim como de coordenadores e lideres de projetos culturais comunitários de Cuba e Brasil; instituições culturais e ONGs sobre este tipo de experiências. Aproveitar a experiência internacional, analisar os diferentes pontos de partida e chegada, assim como os cases de sucesso dos países participantes permitirá ampliar a base teórica, diversificar e aperfeiçoar o trabalho dos que já realizam na prática projetos culturais comunitários, assim como oferecer elementos sólidos para os que pretendem iniciá-los.
Acredita-se que os 4 pilares sobre os quais se sustenta este intercambio,  _cultura, comunicação, marketing e comunidade_, são fatores que se bem articulados e gerenciados conduzem a expressão em altos níveis da criatividade individual, grupal e comunitária, assim como a formação e expressão dos valores acima citados.

Público alvo:

Professores, pesquisadores, intelectuais, líderes de opinião e comunitários, gestores de marketing de empresas e ONGs, alunos e professores da ECA e Faculdades Drummond e demais interessados nos temas do evento.

Número de participantes: 1200 pessoas, deles 700 alunos e professores das Faculdades Drummond e 350 alunos da USP e 150 de outras entidades.

Frequência:

Anual. Se acordou, dada a procura e a necessidade de debate sempre atualizado sobre as interfaces entre os 4 temas pilares deste evento, realizar o mesmo anualmente, um ano em Cuba e outro em Brasil. A primeira edição já foi realizada em janeiro de 2013 em Havana, Cuba. A segunda acontecerá em São Paulo, Brasil e em 2015 a terceira edição será novamente em Havana.   Para maiores informações visitar o blog oficial do evento neste link:

Formas de participação:

1.      Palestra,
2.      Comunicação
3.      Cases
4.      Projetos cultural responsável
5.      Poster
6.      Obras (plásticas, fotografia, dança, artesanato, desfile de modas, artes cênicas que mostrem o trabalho de grupos que tenham realizado boas práticas de responsabilidade social e marketing sócio-cultural.

Submissão:

Preciso enviar em todos os casos os interessados em se apresentar enviar um artigo científico nas normas ABNT, com a exceção dos que apresentarem obras de arte, que deverão encaminhar um resumo de 300 palavras da obra ou atividade proposta.
As normas específicas do artigo serão divulgadas oportunamente. Os melhores artigos serão publicados após a realização do evento.

Condições de Inscrição:

O valor a ser depositado e demais informações serão comunicadas oportunamente.

Email de contato: Os trabalhos podem ser encaminhados para o e-mail chibas@yahoo.es ou postados na plataforma OPJs que está sendo montada.

Comitê Organizador-Comissões:

Coordenação geral
Prof. Dr. Mitsuru Yanaze, ECA-USP
Prof. Dr. Felipe Chibás, ECA-USP
Prof. Kleber Markus, Universidade Metodista
Prof. Msc; Eli Ferreira, Faculdades Drummond
Msc. Profa. Msc. Neide Cristina da Silva, Faculdades Drummond

Comissão Científica
Profa. Dra. Celia Diaz (ECA-USP), Conceição Aparecida Viude Fernandes (Faculdades Drummond) e Profa. Dra. Maria Cecilia do Amaral Campos de Barros Santiago (Faculdades Drummond)
Comissão Artes-plásticas  
Profa. Dra. Isabel Cristina Nóbrega (Faculdades Drummond)

Comissão de Moda (Analises de propostas e desfile)
Profa. Msc. Mércia Lopes (Faculdades Drummond)

Comissão de projetos comunitários e responsabilidade social
Msc. Fiorella D´Acquarica (Faculdades Drummond)

Comissão de Cerimonial e protocolo.)
Profa. Msc. Neide Cristina da Silva e Profa. Msc. Marcela (Faculdades Drummond) Prof. Dr. Reinaldo Teles, ECA-USP

Comissão de Marketing e divulgação
Prof. Norberto Souza (Faculdades Drummond) e Profa. Msc. Neide Cristina da Silva (Faculdades Drummond)

Comissão de Patrocínio:
Prof. Dr. João Castanheira, CEACOM-USP

Entidades organizadoras:
ECA-USP, Faculdades Drummond e UNEAC

Para mais informações contatar: chibas@yahoo.es



Comitê Organizador
II CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING & COMUNIDADE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário