Convite:
Convidamos a
participar da segunda edição de evento internacional de caráter acadêmico e
artístico cultural, que pretende fomentar o intercambio e o conhecimento de
aspectos culturais e comunicacionais entre Brasil e Cuba, assim como outros países
participantes como Estados Unidos, Itália, Espanha, priorizando a
responsabilidade social e marketing responsável como temáticas de interesse
para ambos países.
A primeira
edição deste evento foi realizada no hotel Miramar Havana, em Havana, Cuba em
janeiro de 2013, organizado pela UNEAC(União de Escritores e Artistas de Cuba),
Universidade de Havana e a ECA-USP, contando com a participação de renomados
professores, escritores, artistas e intelectuais de vários países
Data: A segunda edição deste evento se
realizará de 26
ao 28/11/2014 na ECA - USP e
Faculdades Drummond, em São Paulo.
Tema Central: Gestão da Comunicação, Marketing e
Publicidade nos projetos comunitários responsáveis: olhares diversos
Subtemas:
Subtemas:
1. Barreiras culturais à comunicação
em projetos responsáveis (na publicidade, marketing, relações públicas,
assessoria de imprensa, universo digital, turismo e hotelaria, moda, etc.).
2.
Marketing da diversidade, inclusão social e ambiental: parcerias
responsáveis entre governo-empresas-ONGs-projetos-universidades.
3.
Criatividade na gestão da comunicação cultural (no marketing,
publicidade, relações públicas, assessoria de imprensa, universo digital,
etc.).
4.
Gestão de projetos culturais utilizando recursos digitais e
EAD: Marketing e sensibilidade digital nos projetos culturais, novas
linguagens.
5. Marketing Pessoal e Publicidade de
novo formato na web para gestores de projetos comunitários.
Objetivo Geral:
Promover
um espaço para a articulação e troca de experiências sobre as boas práticas de
gestão da comunicação, marketing e publicidade de projetos culturais
comunitários em diferentes contextos sociais de ambos países, com ênfases na
responsabilidade social e o marketing socio-cultural.
Objetivos:
1-
Favorecer a complementaridade entre as pessoas envolvidas nessas áreas e
projetos; assim como a reflexão, discussão e análise sobre o aporte desses
temas ao desenvolvimento humano em nível individual e de organizações.
2-Promover
a reflexão sobre a contribuição dessas variáveis (cultura, comunicação,
marketing e comunidade) para o desenvolvimento das comunidades e seus
projetos culturais responsáveis, através da produção e socialização de ações
teóricas e práticas a esse respeito.
3-Analisar o papel
e contribuição das instituições governamentais, empresas privadas, ONGs e
entidades internacionais neste processo.
4- Discutir
experiências inovadoras sobre gestão da comunicação dos projetos comunitários,
assim como analisar a possível contribuição para as mesmas das novas
tecnologias.
Justificativa:
Temos os países participantes muitos
aspetos em comum e outros em que somos diferentes. Podemos aprender uns com os
outros, intercambiando experiências e cases de sucesso sobre como implementar
projetos culturais que priorizem a responsabilidade social, a integração e o
marketing socio-cultural nas suas propostas.
Entendemos por Barreiras
Culturais à Comunicação o conjunto de fatores, de ordem simbólica ou concreta
de origem cultural (compreendendo a cultura como uma rede de significados que
contribui a construir um estilo de vida), que vão além das diferenças
idiomáticas e que podem dificultar a comunicação e as relações entre pessoas,
grupos, redes ou organizações de diferentes valores, costumes, etnias, idade,
gênero, países, regiões, religiões, nível educacional, informação, acesso às
tecnologias, entre outras
Este intercâmbio
está direcionado para trocar experiências sobre boas práticas de gestão da
comunicação em projetos culturais comunitários em nossos países. Neste encontro
acontecerá a aplicação de enfoques e abordagens que colocam a cultura como
centro de diferentes estratégias de desenvolvimento e transformação. A cultura,
entendida como estilo de vida, é vista como um processo que alimenta as
mudanças necessárias para fomentar cidadãos e grupos sociais que valorizem a
justiça, a igualdade, a responsabilidade social e outros valores humanistas.
Procurar reflexões, mecanismos, ferramentas e práticas que permitam desenvolver
estes valores focando a cultura e a arte como centro é o objetivo principal
deste intercâmbio.
O
II Intercâmbio Internacional de experiências:
CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING e COMUNIDADE será um espaço privilegiado
para promover a reflexão coletiva e discussão entre professores, intelectuais,
artistas, alunos de pós-graduação da ECA-USP e de outras entidades públicas e
privadas; assim como de coordenadores e lideres de projetos culturais
comunitários de Cuba e Brasil; instituições culturais e ONGs sobre este tipo de
experiências. Aproveitar a experiência internacional, analisar os diferentes
pontos de partida e chegada, assim como os cases de sucesso dos países
participantes permitirá ampliar a base teórica, diversificar e aperfeiçoar o
trabalho dos que já realizam na prática projetos culturais comunitários, assim
como oferecer elementos sólidos para os que pretendem iniciá-los.
Acredita-se
que os 4 pilares sobre os quais se sustenta este intercambio, _cultura, comunicação, marketing e
comunidade_, são fatores que se bem articulados e gerenciados conduzem a
expressão em altos níveis da criatividade individual, grupal e comunitária,
assim como a formação e expressão dos valores acima citados.
Público
alvo:
Professores, pesquisadores,
intelectuais, líderes de opinião e comunitários, gestores de marketing de
empresas e ONGs, alunos e professores da ECA e Faculdades Drummond e demais
interessados nos temas do evento.
Número de participantes: 1200
pessoas, deles 700 alunos e professores das Faculdades Drummond e 350 alunos da
USP e 150 de outras entidades.
Frequência:
Anual. Se
acordou, dada a procura e a necessidade de debate sempre atualizado sobre as
interfaces entre os 4 temas pilares deste evento, realizar o mesmo anualmente,
um ano em Cuba e outro em Brasil. A primeira edição já foi realizada em janeiro
de 2013 em Havana, Cuba. A segunda acontecerá em São Paulo, Brasil e em
2015 a terceira edição será novamente em Havana. Para maiores informações
visitar o blog oficial do evento neste link:
Formas
de participação:
1.
Palestra,
2.
Comunicação
3.
Cases
4.
Projetos
cultural responsável
5.
Poster
6.
Obras
(plásticas, fotografia, dança, artesanato, desfile de modas, artes cênicas
que mostrem o trabalho de grupos que tenham realizado boas práticas de
responsabilidade social e marketing sócio-cultural.
Submissão:
Preciso enviar em
todos os casos os interessados em se apresentar enviar um artigo científico nas
normas ABNT, com a exceção dos que apresentarem obras de arte, que deverão
encaminhar um resumo de 300 palavras da obra ou atividade proposta.
As normas
específicas do artigo serão divulgadas oportunamente. Os melhores artigos serão
publicados após a realização do evento.
Condições de Inscrição:
O valor a ser
depositado e demais informações serão comunicadas oportunamente.
Email de contato: Os trabalhos podem ser
encaminhados para o e-mail chibas@yahoo.es ou postados na plataforma OPJs
que está sendo montada.
Comitê Organizador-Comissões:
Comitê Organizador-Comissões:
Coordenação geral
Prof. Dr. Mitsuru
Yanaze, ECA-USP
Prof. Dr. Felipe
Chibás, ECA-USP
Prof. Kleber
Markus, Universidade Metodista
Prof. Msc; Eli
Ferreira, Faculdades Drummond
Msc. Profa. Msc.
Neide Cristina da Silva, Faculdades Drummond
Comissão Científica
Profa.
Dra. Celia Diaz (ECA-USP), Conceição
Aparecida Viude Fernandes (Faculdades Drummond) e Profa. Dra. Maria Cecilia do
Amaral Campos de Barros Santiago (Faculdades Drummond)
Comissão Artes-plásticas
Profa. Dra. Isabel
Cristina Nóbrega (Faculdades
Drummond)
Comissão de Moda (Analises
de propostas e desfile)
Profa. Msc. Mércia
Lopes (Faculdades Drummond)
Comissão de projetos comunitários e responsabilidade social
Msc. Fiorella
D´Acquarica (Faculdades
Drummond)
Comissão de Cerimonial e protocolo.)
Profa. Msc. Neide
Cristina da Silva e Profa. Msc. Marcela (Faculdades Drummond) Prof. Dr. Reinaldo Teles, ECA-USP
Comissão de Marketing e
divulgação
Prof.
Norberto Souza (Faculdades Drummond) e Profa. Msc. Neide Cristina da Silva (Faculdades
Drummond)
Comissão de Patrocínio:
Prof. Dr. João Castanheira, CEACOM-USP
Entidades
organizadoras:
ECA-USP, Faculdades Drummond e UNEAC
Para
mais informações contatar: chibas@yahoo.es
Comitê Organizador
II CULTURA, COMUNICAÇÃO, MARKETING & COMUNIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário